segunda-feira, 11 de junho de 2012
Atividade 3.3 Cursista: Maria Sheila de Aguiar Silva
Jornal na Escola
“O jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a conhecer o que acham e significativo ou que precisam; tomarem públicas as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos trazerem ao debate os assuntos quentes, desenvolverem as distintas linguagens gráficas etc...”
Santos e Pinto, ( p.142 ano 2007)
Tema do Projeto: Jornal na Escola
Publico Alvo: Aproximadamente 300 alunos
Áreas de Conhecimento: Português, Geografia, História, matemática e ciências
Objetivo Geral:
Informar os projetos desenvolvidos na escola, aproveitando a oportunidade para trabalhar o desenvolvimento da leitura, escrita e cidadania.
Objetivos Específicos:
Manter a comunidade escolar informada das atividades desenvolvidas na escola.
Icentivar a leitura e produção de tipos e generos textuais diferentes.
Relatar estudos de projetos importantes como meio ambiente, saúde, cidadania e outros.
Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo para construção do jornal.
Desenvolvimento:
Criar um concurso para escolha do nome do jornal.
Fazer entrevistas com pais, alunos, professores, diretores, especialista e demais funcionários sobre o andamento das atividades desenvolvidas na escola.
Redigir textos informativos a partir da coletas de dados e análise das entrevistas realizadas.
Apresentar a comunidade escolar as materias a serem publicadas para correção e modificação das mesmas.
Recursos utilizados:
Papel, lápis, câmera, data show, computador, impressora, internet, gravador e diversos jornais.
Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo processo da construção do jornal. Será avaliado a participação da comunidade escolar, a leitura, a produção de texto e a divulgação do jornal.
Cronograma:
Os impressos dos jornais serão publicados a cada dois meses, sendo quatro impressos publicados durante o ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário